Foz do Iguaçu (PR)--(
DINO - 29 out, 2015) - Uma pesquisa inédita sobre a situação do câncer na América Latina será apresentada na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, durante o Fórum Latino-Americano de Oncologia que será realizado simultaneamente ao 19º Congresso Brasileiro de Oncologia no Rafain Convention Center, de 29 de outubro a 1º de novembro em Foz do Iguaçu (PR). O Congresso é organizado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).
A pesquisa faz parte do Relatório da Comissão de Cuidados com o Câncer na América Latina criado durante o Fórum Latino-Americano de 2013 e publicado na maior revista oncológica do mundo, a Lancet Oncology. Os dados de 2013 foram atualizados nessa publicação e revelam a evolução dos problemas apontados na área do câncer: acesso, tratamento, diagnóstico, financiamento, educação, prevenção e sistemas de saúde em países latino-americanos.
Segundo o coautor do relatório inicial, Carlos Barrios, que também é coordenador do Fórum, o relatório revela melhorias no tratamento do câncer, mas ainda aponta uma série de desafios que precisam ser enfrentados. O documento também traz o percentual de mortalidade por câncer nos países da América Latina em relação aos países desenvolvidos, o número de pessoas com plano de saúde e as cuidadas pelo serviço público em cada pais, o número de especialistas em câncer, situação do número de fumantes, entre outros.
O Fórum Latino-Americano de Oncologia tem o objetivo de reunir as principais lideranças das Sociedades de Oncologia da América Latina para discutir as estratégias para enfrentar o desafio do aumento na incidência de câncer na região, que está previsto para os próximos anos.
Na programação, os oncologistas vão debater sobre vários temas relacionados ao câncer. Na abertura do encontro, a pesquisadora do Instituto Nacional de Cancerologia do México, dra. Yanin Guerra, discutirá os principais problemas relativos ao câncer na região atualizando um documento já publicado no Lancet Oncology em 2103. Problemas de acesso, tratamento, diagnóstico, financiamento, educação, prevenção e sistemas de saúde em todos os países do continente serão abordados.
Logo depois, o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, dr. Evanius Wiermann, o presidente eleito da entidade, dr. Gustavo Fernandes, e o oncologista Carlos Barrios vão coordenar a sessão "Câncer na América Latina ? Estratégias para Enfrentar a Epidemia de Câncer na região".
Em seguida, Barrios, continua discutindo sobre "A Globalização da Pesquisa Clínica e sua inserção como atividade estratégica na América Latina". O convidado para falar sobre os "Desafios no controle do câncer e acesso a medicamentos na América Latina", será o diretor de Oncologia do hospital HCor, dr. Gilberto Lopes.
O Fórum Latino-Americano será encerrado com uma reunião de trabalho das Sociedades de Oncologia da América Latina. Como resultado do encontro será criado um documento que procura destacar as estratégias prioritárias nas quais as Sociedades Médicas de Oncologia da América Latina se comprometem a trabalhar nos próximos cinco anos.
Website:
http://www.sboc.org.br/