(
DINO - 31 jul, 2015) - A tecnologia da informatização proporciona um crescimento de vendas de computadores, tablets, smartphones, notebook e celulares, principalmente devido ao uso da internet. Por isso, ferramentas utilizadas para pesquisas, trabalhos, estudos e informações e estão sempre mais presentes nas famílias brasileiras. Segundo a Web Consult, o aumento nas vendas de computadores é uma tendência. "O computador, que antes era comprado para entretenimento, também pode ser usado para pagar contas, aprender outros idiomas, fazer compras, estudar e conversar com amigos e parentes que moram longe", segundo a companhia.
O aumento das vendas tem relação com os preços mais acessíveis devido à facilidade de financiamentos oferecidos pelas lojas e incentivos do Governo Federal. A isenção de impostos para os produtos industrializados no Brasil possibilitou a conquista maior do mercado consumidor, tanto para empresa quanto para a sociedade.
Com tantas vantagens em acessos a internet, as vendas de aparelhos móveis só crescem. Isso permite que as pessoas compartilhem informações e que elas trabalhem não somente dentro das empresas, mas também em casa ou de onde estiverem, acessem bancos em qualquer parte do mundo em tempo real e com mais facilidade e comodidade. Hoje é possível ter um escritório ou loja virtual e não precisar sair de casa. Fazer compras sem necessariamente de estar no local, à busca de informações rápidas. Tudo isso graças à tecnologia que tende a crescer sempre mais em nossa sociedade.
NAS EMPRESAS
Nas empresas não seria diferente. Fersen Lambranho é sócio executivo da GP Investimentos. As companhias precisam ser informatizadas para se manterem no mercado de trabalho e acompanhar todo o avanço da tecnologia. Isso facilita o serviço de uma empresa pois tudo com o auxílio de um computador se torna mais fácil. Com isso, as empresas continuam com os gastos em investindo em TI. O coordenador da pesquisa afirma que a tendência é que esses gastos continuem subindo, comparando-os ao percentual que dobrou em 12 anos.
VENDAS EM NÚMEROS
Pesquisas também apontam que, pela primeira vez em 30 anos, as vendas de PCs (personal computers, os computadores de mesa) caem em 2014 em relação ao ano de 2013. A fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que foram comercializados R$ 20,4 milhões de computadores e tablets no Brasil, uma redução de 10% se comparado com o ano de 2013. No entanto, mesmo com essa queda os estudos prevêem um aumento nas vendas de tablets. Os dispositivos serão responsáveis por 50% das vendas dos PCs, fazendo com que cresça 8% chegando a 22 milhões de unidades vendidas. O Brasil possui uma média de 75% de telefones e computadores por habitante, uma taxa acima da média mundial que é de 56%. Há uma estimativa que chegue a 100% essa média no ano de 2017, se aproximando da média norte-americana que é de 134%.
O maior lucro que a informática trouxe a sociedade é o de manter todos informados, devido a uma melhor comunicação auxiliando em suas vidas. A informatização praticamente está presente em quase todos os produtos que consumimos desde o cultivo, até a industrialização e por fim dentro das casas. Difícil é imaginar alguma inovação nas empresas e indústrias sem pensar em avanços da tecnologia.