São Paulo--(
DINO - 15 mar, 2016) - O Live Marketing tem se tornado essencial nas estratégias de venda das marcas, pois por meio de experiências sensoriais, ele tem o poder de aproximar os consumidores das empresas, tornando a relação muito mais real. Isso faz com que as pessoas, por receberem experiências relevantes, criem um grande envolvimento com as marcas, o que geralmente não é tão viável com o marketing tradicional. Dessa maneira,
José Borghi, da Borghi Lowe, atual Mullen Lowe, fala a seguir sobre alguns cases e tendências do varejo mundial através do Live Marketing.
A AMPRO (Associação de Marketing Promocional) apresentou recentemente, em São Paulo, através do seu Comitê de Trade, as tendências do
maior evento do varejo mundial, o NRF - Retail Big Show, que ocorre todos os anos em Nova York. Na ocasião, estavam presentes cerca de 100 representantes de agências, que puderam acompanhar as inovações do segmento apresentadas por alguns especialistas.
José Borghi ressalta que o evento tem como intuito compreender os novos rumos do mercado varejista, principalmente em um quadro econômico instável como o atravessado pelo Brasil atualmente. Diante disso, destaca o empresário da
Borghi Lowe, o Live Marketing é extremamente necessário, pois são os consumidores que determinam o sucesso das novas tendências, assim, oferecer experiências agradáveis é crucial.
Nesse sentido, a personalização é essencial. E exatamente isso foi citado quando foram apresentados dados sobre os consumidores nascidos entre 1980 e 2000, os chamados millenials. O publicitário da atual
Mullen Lowe comenta que esse público foi bastante explorado durante o evento, já que esses jovens são o foco das marcas e demandam atitudes diferenciadas, pois estão cada vez mais envolvidos com a tecnologia e valorizam os objetivos e a história das marcas. Por isso, cases como o da Nixon, que permite a personalização e montagem de seus relógios, e da Trader Joe"s, que direciona suas atividades diretamente para os millenials, foram destacados.
O publicitário da Borghi Lowe cita também a
relevância das lojas físicas, que foi exemplificada com a apresentação do case da Bonobos. Essa marca de roupas iniciou suas atividades on-line, mas acabou instalando uma loja para personalizar o atendimento e permitir que os consumidores experimentem as peças, embora a compra efetiva seja feita pela internet. Nesse sentido, para que experiências cada vez mais pessoais aconteçam, foi destacado no evento que as empresas brasileiras devem utilizar melhor o storytelling, pois isso aumenta consideravelmente o engajamento dos clientes.
Isso fica bem claro no case da "RRL", que abriu uma loja voltada para o estilo country dando relevância para a trajetória da marca. Outra situação interessante que o empresário da Borghi Lowe comenta é a da Mast Brother"s, que tem uma grande mesa de degustação e também explica aos seus clientes através de uma placa todos os detalhes sobre os seus chocolates.
José Borghi ressalta ainda a relevância da utilização da tecnologia para ponderar métricas que sejam capazes de mostrar a efetividade das ações das marcas. Isso, lembra o CEO da Borghi Lowe, é crucial para viabilizar um diálogo mais pessoal com os consumidores, atingindo suas emoções e tornando a experiência bastante satisfatória. Ele também cita que se adequar as novas possibilidades e exigências dos clientes é um fator determinante para uma marca obter êxito.
Por isso, é necessário inovar constantemente e investir em tecnologia, pois a conectividade já é uma realidade e as interações digitais são o melhor caminho para fidelizar os consumidores e aproximá-los das marcas.
Website:
http://us.mullenlowe.com/