Aracati, Ceará--(
DINO - 22 out, 2015) - Primeiro empreendimento do tipo na região, a iniciativa da rede cearense Pinheiro Supermercado irá contemplar não apenas os 72.250 habitantes do município, mas 153.877 habitantes em um raio de 60 km e os 300 mil turistas que passam pela cidade anualmente, grande parte deles rumo à nacional e internacionalmente conhecida praia de Canoa Quebrada. A inauguração do Bom Vizinho Shopping acontecerá às 9 horas, nesta sexta-feira (23).
Nos 8.300m² de Área Bruta Locável (ABL) do empreendimento, os visitantes poderão encontrar uma gama diversificada de serviços, visando atender às demandas de uma região onde o poder de consumo e suas necessidades pulsam cada vez mais fortes. Composto por um mix de mais de 30 lojas de serviços, moda adulto e infantil, ótica e alimentação, o shopping irá oferecer lazer e entretenimento, com 2 salas de cinema com capacidade total para 270 pessoas (já em funcionamento), parque infantil e área de convivência, além de amplo estacionamento. São quatro âncoras: Pinheiro Supermercado, em funcionamento desde maio deste ano; loja Zenir, que abre suas portas junto com o shopping; os cinemas; e o parque infantil. Destaque ainda para grandes redes e lojas que também irão compor o mall, como a Extrafarma, Chilli Beans e a TIM, inéditas na cidade.
Honório Pinheiro, diretor presidente da rede Pinheiro Supermercado e atual presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), enfatiza a importância do shopping para a região. "Hoje, a região de Aracati vive um cenário perfeitamente favorável à instalação de um empreendimento desse porte. O município tem uma vocação cultural e turística muito forte e não temos dúvida a respeito do sucesso do Bom Vizinho Shopping", ressalta Honório. O investimento da rede no empreendimento foi de R$ 15 milhões.
Em termos de alimentação, os visitantes poderão contar com um restaurante completo da própria rede Pinheiro Supermercado, que irá oferecer café da manhã, almoço, jantar e opções diversificadas de lanches e sushis. Outra opção é o Churrequitos, que irá dispor de lanches naturais, sucos, salgados e churros.
Os visitantes contarão ainda com um mall totalmente acessível, com rampas de acesso nas três entradas principais e corredores amplos, facilitando a vida das pessoas com mobilidade reduzida, como deficientes físicos, mães com carrinhos de bebês e pessoas com sacolas. Ainda para receber a todos de braços abertos, o shopping terá comunicação bilíngue ao longo de todo o seu espaço, tendo em vista a grande quantidade de turistas estrangeiros que o centro de compras e lazer deve receber. Por ano, cerca de 2 milhões de pessoas devem passar pelo shopping.
A sustentabilidade é outro diferencial do Bom Vizinho Shopping. Foi aproveitada a ótima iluminação e ventilação natural da cidade e dispensado o uso de iluminação artificial durante o dia e de aparelhos de ar condicionado nos corredores, que são abertos. O empreendimento deve gerar cerca de 300 empregos diretos e 1.000 indiretos em Aracati e promete movimentar intensamente a economia da cidade, ainda mais nesse período de compras de final de ano e de grande fluxo no município.
O anúncio da chegada do empreendimento à cidade vem sendo feito há alguns dias, com a realização de ações de mobilização com a população. Seguindo a linha da rede da qual faz parte de sempre propagar a boa vizinhança e cuidar dos locais onde atua, no dia 20 de setembro, o Bom Vizinho Shopping promoveu um mutirão de limpeza nas praias de Canoa Quebrada, Quixaba e Marjolândia; e promoveu o Saúde e Vida O Bom Vizinho, de 24 a 27 de setembro, no município, três dias de atividades para toda a família, oferecendo, além de informações teóricas sobre saúde e bem estar, por meio de palestras, workshops e oficinas, experiências práticas de vida saudável, como passeio ciclístico e sorteios de bicicletas.
Chegada do cinema à região
O cinema do mall, Cinema Bom Vizinho, já está funcionando desde o dia 9 de setembro, e é uma atração à parte no empreendimento por atender a uma demanda antiga da população da região, que precisava se deslocar à Mossoró (RN) ou à capital cearense, Fortaleza, para conferir as novidades das telonas. São duas salas amplas de cinema digital, sendo uma delas 3D, com capacidade total para 270 pessoas, preparadas para receber cadeirantes, com assentos especiais para obesos e disponibilização de serviços de bombonière.
Aracati também já está inserida no projeto Escola Vai ao Cinema, uma realização do Pinheiro Supermercado em parceria com o Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, que proporciona a ida de alunos e professores de escolas públicas do município ao cinema, tornando assim a cultura bem mais acessível.
Novas parcerias pela frente
O Bom Vizinho Shopping já nasce com promessa de novas parceiras. Com cerca de 50% da sua capacidade já locada, outras lojas encontram-se em processo de negociação, inclusive uma nova megaoperação, que deverá ser a quinta âncora do empreendimento.
Sobre a rede Pinheiro Supermercado
Em 1979, os irmãos Bosco e Honório Pinheiro tiveram a iniciativa de abrir a pequena Mercearia União para que seus pais, Joaquim Honório Alves e Maria Gracinda Pinheiro Alves, tivessem um negócio. Aos poucos, no entanto, toda a família acabou envolvendo-se com o empreendimento e o tímido estabelecimento no bairro Pan Americano, em Fortaleza (CE), seria o pontapé inicial para uma das cinco maiores redes médio-regionais de supermercados do Ceará e a 74ª do país, hoje com 12 lojas, sendo cinco unidades em Fortaleza, duas em Sobral, uma unidade em Itapipoca, duas em Quixadá, uma em Limoeiro do Norte e outra em Aracati. Além disso, a rede, que adquiriu um caráter familiar, levou o cinema ao interior cearense, agregando atualmente nove salas em quatro cidades ? Sobral, Limoeiro do Norte, Aracati e Quixadá ? e dois restaurantes Pino"s, um em Sobral e outro em Limoeiro do Norte, e mais cinco parques infantis.
Em sua terceira geração na administração, os supermercados atualmente são geridos pelos filhos dos "donos" do negócio, esses já falecidos, com o auxílio dos netos de Joaquim Honório e Maria Gracinda: Alexandre, Bosco, Xênia e Tadeu Pinheiro. Inovação nos negócios também não tem sido problema. A rede soube expandir e diversificar ao levar unidades para o interior do estado e ampliar o ramo de atuação. Enveredando para o entretenimento, a empresa abriu cinemas alinhados com o circuito nacional nessas cidades, até então inexistentes, além de restaurantes e parques infantis. Tal expansão tem representado crescimento para a rede, ano após ano. De 2013 para 2014, o crescimento foi superior a 9%. Em 2015, a evolução continua e a previsão de faturamento é de R$ 340 milhões, já com projeção de crescimento de 10% para 2016, ano em que rede completa 25 anos de mercado. Atualmente, são 1.700 empregos diretos que a rede gera.