(
DINO - 22 mar, 2016) - Para além dos clássicos tabuleiros, os jogos educativos ganham espaço no universo digital, em versões para computadores, telefones e tablets ? conquistando o interesse dessa geração que vive conectada.
Nessa linha, um novo lançamento espera provocar a atitude ecológica em crianças e adolescentes. O jogo Guardiões do Planeta - que tem como protagonistas duas crianças, Luísa e Edu ? convida os usuários a uma importante missão: salvar o planeta do descarte descontrolado de resíduos sólidos.
Desenvolvido pela SobreApps, parceira estratégica em soluções mobile para a consultoria Olhar Cidadão, responsável pelo projeto, o jogo foi criado sob encomenda para o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). Feito para ser jogado em computadores, tanto a interface, quanto a trilha e as missões, foram desenhadas para colocar o personagem como agente na ação de destinar corretamente os resíduos.
As fases conduzem o jogador por cenários já conhecidos, como o quintal de uma casa, o bairro de uma comunidade e um planeta poluído, se valendo de uma arte que apresenta elementos rurais e urbanos. "Queremos despertar as crianças para o desafio dos resíduos, apresentando um pano de fundo de seu cotidiano e ações que ela pode adotar no dia a dia. No jogo, colocamos o poder de limpar o planeta literalmente na mão dos jogadores", brinca Soraya Lopes, cofundadora da SobreApps, responsável pela criação do produto.
Educação ambiental
O jogo Guardiões do Planeta é parte do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, uma iniciativa do inpEV e das centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo criada em 2010 para apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente. Na edição de 2016, o programa tem como tema "Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada".
Crianças, jovens e adultos podem brincar com o jogo no site inpevcampolimpo.org.br. A plataforma foi criada para apoiar educadores com materiais sobre educação ambiental para aplicação em sala de aula. Todos os conteúdos estão amparados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e em itens da Prova Brasil.
SobreApps
A SobreApps é uma empresa de criação e desenvolvimento de produtos digitais, aplicativos móveis e jogos que ajuda empreendedores e empresas a transformarem ideias em grandes negócios.
Com conhecimento específico, coloca em prática, através de técnicas de desenvolvimento de produtos o projeto ideal.
Mais informações: sobreapps.com.br
Olhar Cidadão
A Olhar Cidadão é uma empresa de planejamento estratégico, gestão e inovação, na qual se desenvolvem soluções integradas, projetos e ideias que contribuam para o desenvolvimento social.
A empresa atua na convergência entre estratégias de desenvolvimento humano, relações sustentáveis, educação e comunicação, atendendo diversos setores e conectando empresas, gestão pública, comunidades e organizações do terceiro setor. Sua missão é buscar produzir conexões, processos e metodologias que gerem projetos inovadores no campo do investimento social privado e da sustentabilidade, e de suas derivações.
Mais informações: olharcidadao.com.br
inpEV
O inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de defensivos agrícolas para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).
Fundado em 14 de dezembro de 2001, o inpEV entrou em funcionamento em março de 2002. Desde então, o instituto integra os diversos elos da cadeia, coordena as atividades para a destinação do material e promove ações de conscientização e educação. Formam o rol de associados do inpEV mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria, dos canais de distribuição e dos agricultores.
Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site
www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.
Contato
Para saber mais sobre o projeto, envie um e-mail para
alo@sobreapps.com.brWebsite:
http://inpevcampolimpo.org.br