Maceió-AL--(
DINO - 11 nov, 2015) - Talvez você já tenha ouvido falar do Trakto ? uma startup que facilita a vida de profissionais e estudantes do mundo todo ? e de seu criador, Paulo Tenório, mas com certeza não conhece toda a história o fez chegar até aqui. A longa trajetória começa em Maceió, cidade natal do CEO e onde ele trabalhava como técnico de informática, no fim dos anos 1990.
O gosto por computadores e pela tecnologia foi desenvolvido "graças a" uma esofagite que quase lhe tirou a vida. A doença e o tratamento, que duraram um ano inteiro, o impediram de praticar esportes e atividades ao ar livre. Foi aí que o espírito empreendedor entrou em cena e o seu tempo começou a ser investido em estudos sobre programação.
Recuperado e já na faculdade, o desafio agora era conseguir pagar os estudos. A mensalidade de R$ 480,00 foi custeada através de trabalhos no setor de informática da faculdade e de descontos conquistados pelas boas notas e pela boa colocação no vestibular.
Mas isso ainda não era suficiente, e para conseguir continuar estudando, Paulo contou com a sua criatividade. Ao contrário do resto dos alunos, que só utilizavam o bom e velho Power Point, Paulo apresentava seu trabalhos em Flash, e a linguagem inovadora e chamativa de suas apresentações e projetos começou a chamar atenção não só dos colegas, como também dos professores. Os alunos começaram a contratá-lo para montar apresentações e aos 19 anos de idade, suas iniciativas começavam a dar frutos.
De olho na capacidade do futuro fundador do Trakto, estava uma professora que foi a primeira investidora da carreira do CEO Alagoano. Foi ela quem sugeriu uma sociedade para que Paulo abrisse uma empresa de design. Assim nasceu a
Agência Blob, onde eles trabalharam por três anos.
O trabalho inovador e criativo começou a ser percebido em todo o país. O primeiro destino fora de Alagoas de Paulo Tenório foi Florianópolis, e o segundo, pouco tempo depois, foi a maior cidade do país.
Dois anos depois, o trabalho realizado em São Paulo foi o primeiro passo para o jovem de Maceió a chegar aos estúdios de Hollywood. Um headhunter de Salt Lake City fez com que ele colocasse o mochila nas costas pela primeira vez para partir para os Estados Unidos e aplicar os conhecimentos em motion design na agência Media Grabbers.
Lá, Paulo começou uma trajetória que o colocaria no mapa mundial dos criativos, com os trabalhos de direção de arte e animação. De Salt Lake, partiu em uma arriscada aventura empreendedora: foi para Los Angeles trabalhar como freelancer. Deu certo! Paulo chegou a montar uma equipe na capital mundial do cinema e teve clientes como Fox, NFL, Nickelodeon e Citroën e, o mais importante, se tornou o primeiro torcedor do Asa de Arapiraca a trabalhar para estúdios de Holywood!
Com uma grande bagagem profissional, Paulo voltou para o Brasil em 2013 porque seu pai passava por sérios problemas de saúde. Depois do falecimento do patriarca, passou a cuidar da família e desenvolveu o primeiro curso de motion design da cidade. Percebendo que os alunos e colegas de trabalho tinham como maior dificuldade precificar seus serviços, começou a pensar na "Calculadora de diária", um aplicativo gratuito que calcularia o preço do dia de trabalho de freelancers de todas as áreas.
Para colocar a ideia em prática, Paulo encontrou Jorge Henrique, o Jorginho, que seria o desenvolvedor do app. O novo parceiro, também tinha uma história interessante. Antes dos 24 anos de idade, sua jornada até ali já incluía venda coco na praia, conserto de iPhones em uma banca de revistas e muito estudo e interesse em desenvolvimento mobile.
A parceria Paulo & Jorginho deu muito certo e a calculadora de diária virou o TraktoPro, um aplicativo premiado internacionalmente que foi destaque na Apple Store em setembro deste ano como melhor app para produção de orçamentos.
Em cerca de dois anos, o TraktoPro deu origem ao Trakto, uma plataforma quem, além de calcular os valores dos trabalhos, também produz documentos online e conta com ferramentas presentes em inúmeros softwares em um só lugar.
Com mais de 9 mil inscritos em três meses de existência, o Trakto já foi aprovado no Abril Plug & Play, no Startup Brasil, no Startup Chile e hoje conta com investidores do Vale no Silício, na Califórnia.
E dessa forma, através da startup que passa por um crescimento exponencial no Brasil, que Paulo e Jorginho convidam a todo criativo do Brasil a ser o responsável por sua própria criatividade. Com o laptop debaixo do braço, um celular na mão e trabalhando para o mundo todo.
Website:
http://www.trakto.io/