(
DINO - 24 set, 2015) - Você acha que paga caro em um carro novo no Brasil? Então, se for comparar com o que se paga em outros países, vai achar ainda mais salgado para o seu bolso. Tudo isso se deve, em partes, sobre o Imposto Sobre Produtos Industrializados, o IPI.
"Se colocarmos em dólares, uma pessoa vai pagar no Brasil por um Uno da Fiat, o valor que uma pessoa da Europa paga por um Civic da Honda. O imposto pode ficar em até 33% do valor que é cobrado do automóvel", explica Bruno Yassuda, do site
www.precocarros.com.
O valor do IPI vai depender da cilindrada do veículo. Quanto maior é a cilindrada, maior será o percentual que terá no imposto. Na época da redução do IPI, quando o governo pretendia estimular a economia do Brasil, o valor dos veículos teve uma queda de 5%, o que ainda é bem pouco.
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é outro imposto que faz com que os veículos brasileiros fiquem mais caros. Ele pode chegar a até 30% do custo final do carro, de acordo com especialistas.
Outros impostos
- Imposto Sobre Serviços (ISS) ? 2% a 5% do preço final.
- Programa de Integração Social (PIS) ? 1,65% do valor final.
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) ? 7,6% do valor final.
"O custo Brasil também é outro fator que faz com que se encareça o preço final dos veículos. Essa expressão é usada para fazer referência à falta de eficiência do país em termos de logística e infraestrutura. Com isso, o custo Brasil passa por toda a cadeia do mercado automotivo", aponta Bruno Yassuda.
Os tributos no Brasil ficam em 30% do preço final de um automóvel, enquanto nos Estados Unidos o número fica apenas em 6%.
Website:
http://www.precocarros.com/