São Paulo --(
DINO - 01 out, 2015) - Pensar com mais estrutura, densidade e maior competência e como resultado, uma maior aderência ao aprendizado. Essa é uma das propostas da metodologia ativa chamada Writing Across the Curriculum, WAC, que trabalha as habilidades comunicativas, especialmente a da escrita.
Marcilene Bueno, diretora da Mestra Educacional, consultoria que atua na área da educação presencial e a distância, explica que uma das hipóteses fundamentais desse método é considerar a escrita um processo de produção que só se aprende pela prática. "Porém, esse processo precisa ser constantemente avaliado, acompanhado, mediado, a fim de que o escritor possa progredir em seu aprendizado", destaca a especialista.
Quando se trabalha o WAC, todo texto escrito é lido e comentado por um profissional da área de comunicação, ou da específica área de saber em que se insere a escrita. Ele vai sugerir alterações, correções e promover um diálogo com o autor para apresentar uma avaliação que fez para o texto escrito. "Depois dessa devolutiva personalizada, o aluno irá reescrever e o processo terá início novamente", explica Marcilene.
Os benefícios acontecem de forma imediata para o aluno e professores. " Na prática, ocorre uma ruptura com a cultura da passividade por parte dos discentes fazendo com que eles tenham uma maior mobilização cognitiva. Além disso, o acesso aos constantes feedbacks, proporcionados pelo método, tanto para cada um dos estudantes e seus responsáveis, quanto para toda a equipe da instituição escolar, são fundamentais para a fixação do conteúdo".
Marcilene defende que é o estabelecimento de um novo paradigma para a educação brasileira. " Promover aprendizagem tendo por base dados objetivos, periódicos e contínuos sobre o progresso de cada um dos alunos, o que significa passar do modelo da educação massificada para o da personalizada", afirma a diretora da Mestra Educacional.
Essa prática, que já vem sendo utilizada com sucesso nos EUA, Canadá e Europa, ainda encontra alguns desafios para ser adotada no Brasil. O WAC vem sendo usando somente há três anos em algumas instituições de ensino porque muitos docentes e gestores desconhecem o método ou apresentam dificuldades em aceitá-lo. O docente precisa compreender os mecanismos da aprendizagem, segundo a ciência pedagógica contemporânea, e deslocar sua preocupação sobre o quê ensinar para o como o aluno aprende; é o que se considera a atitude necessária para a utilização das metodologias ativas. Isso abrange a desconstrução da memória que o profissional tem sobre como ele aprendeu a ensinar.
Durante as aulas, os professores precisam desenvolver a atitude necessária para um agir docente ativo, entender que aprender a escrever textos é um processo contínuo, e, além disso, formar-se para o exercício do método e obter assessoria especializada para o uso da tecnologia são dois itens fundamentais que culminaram no sucesso da aplicação do WAC em sala de aula.
Os gestores devem apoiar práticas pedagógicas a partir de metodologia ativas, adotando estruturas que as favoreçam como formação constante do seu corpo docente, planejamento e consideração do tempo de trabalho docente para a utilização de metodologias ativas, aquisição de tecnologia, implantação de ambientes que favoreçam o trabalho discente, entre outros.
Sobre a Mestra Educacional
A Mestra Educacional é uma entidade com vocação educacional, atuando presencialmente e a distância, localizada estrategicamente na junção dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro ? Brasil. É uma empresa fundada em princípios éticos, tecnológicos e pedagógicos e tem como missão oferecer conteúdos e ferramentas educacionais estruturados, atualizados e com grande qualidade, que levem ao aperfeiçoamento dos estudantes. A equipe é formada pelos professores fundadores do grupo, Antonio Sávio, professor do UNISAL, em Lorena-SP, criador e desenvolvedor de métodos de ensino e palestrante internacional, juntamente com professores de Harvard. Professor Bruno Creado, coordenador do curso de Direito do UNISAL Lorena-SP, coordenador de cursos do Curso Êxito, em São José dos Campos-SP, e palestrante, professora Marcilene Bueno, professora do UNISAL, em Lorena-SP, palestrante nacional e internacional, que desenvolveu uma nova forma de ensino composta por técnicas inovadoras, testadas, aperfeiçoadas e patenteadas a partir das mais variadas universidades de todo o mundo. Para saber mais, acesse:
http://www.sabjur.com.br/Sobre a professora Marcilene Bueno
Doutoranda em "Innovation in Engineering Education", na UNESP de Guaratinguetá-SP, mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, graduação e pós-graduação. É pesquisadora, desde 2013, do Laboratório de Metodologias Inovadoras, no UNISAL, campus Lorena, atuando também na formação de professores e realizando experiências práticas na área de metodologias ativas, especialmente, "peer instruction", "team-based learning" e "writing across the curriculum".