Releases 23/09/2015 - 12:19

Pedir aumento de salário em época de crise: problema ou solução?


Curitiba,PR--(DINO - 23 set, 2015) - Pedir um aumento de salário nunca é fácil e, às vezes, não temos argumentos suficientes para solicitar um acréscimo. Verificar o momento correto, não falar de questões pessoais e apresentar resultados, são algumas das dicas que Oscar Colaço, redator do site www.salariominimo.net, listará a seguir para você ter uma boa conversa com o seu chefe.

Argumentos e saber escutar

"Não se deve apenas pedir um aumento sem ter bons argumentos para seus patrões. O profissional deverá saber que o seu pedido é viável e está nos padrões do mercado de trabalho. Além disso, se o seu superior tem algo para lhe falar, como uma avaliação de seu trabalho ou da situação da empresa, escute primeiro".

O momento de pedir um aumento

"Você deve verificar como está a situação da sua empresa. Se está em meio a uma crise, não é um bom momento para essa conversa. Deve-se também considerar o humor do seu chefe. Em um dia ruim, uma conversa sobre aumento salarial pode não ser uma boa ideia, já que as suas colocações, mesmo que sejam apropriadas, podem nem ser ouvidas".

Não se compare nem exponha questões de nível pessoal

"Falar que fulano ganha mais do que você ou trabalha menos, é totalmente desnecessário. Problemas de ordem pessoal é outra questão a se deixar de lado. Falar que gasta muito com alguém da família devido a situações de saúde, provavelmente, não vão sensibilizar o seu superior. O aumento deve ser pelo seu desempenho na organização".

Suas habilidades e responsabilidades

"Demonstre ao chefe as suas habilidades, cursos que fez durante o tempo na empresa e o que quer do futuro profissional. Fale do que já contribuiu para a organização e o que pode fazer mais ainda futuramente".

Não blefar nem passar por cima de hierarquia

"Não vai adiantar blefar que recebeu alguma outra proposta melhor, caso ela não exista. Mentira sempre vai acabar sendo descoberta. Se você vai pedir um aumento, fale diretamente como um superior imediato à sua função. Somente ele poderá dar esse reajuste para o profissional".

Não fui atendido

"Você pode pedir um prazo ao superior, caso a resposta dele seja negativa. Questione sobre feedbacks futuros para uma outra negociação. Se você acha que contribui muito e ganha pouco, pode procurar outra oportunidade de trabalho. Outra opção é pedir benefícios no lugar do aumento. Negociar um plano de saúde ou vale refeição, por exemplo.
Website: http://www.salariominimo.net/