SÃO PAULO, 19 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- A convite de uma conselheira de saúde de Porto Velho, que identificou na região uma grande carência de especialistas em fissuras e uma alta demanda reprimida, o programa humanitário da Operação Sorriso chega à cidade pela primeira vez. A equipe de 50 voluntários estará no local, de 8 a 13 de dezembro, para a realização de 65 cirurgias gratuitas em pacientes com fissuras labiais (lábio leporino) e/ou palatais (fenda palatina).
A seleção de pacientes acontecerá no dia 08 de dezembro no Hospital Santa Marcelina (Rod. BR-364, KM 17 ? Zona Rural). As cirurgias serão realizadas de 10 a 13 de dezembro, na mesma instituição de saúde. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia, apenas comparecer ao local no dia indicado levando documentos de identificação do paciente e também do responsável. Pacientes e mais um familiar que residam fora de Porto Velho poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. A Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem ao hospital Santa Marcelina, além da alimentação sem custo.
Antes da missão chegar à cidade, voluntários receberão doações de alimentos não-perecíveis, lençóis, toalhas de banho e itens de higiene pessoal que serão entregues aos pacientes que ficarão no abrigo. As doações podem ser entregues na Faculdade São Lucas ? Departamento de Extensão e Cultura (R. Alexandre Guimarães, 1927 ? Areal. Porto Velho ? RO. CEP 78916-450), de segunda a sexta-feira, no horário comercial.
Atendimento continuado
Todos os pacientes que forem operados durante o programa humanitário, retornarão para a consulta pós-operatória no dia 17 de dezembro e, durante um ano, farão acompanhamento odontológico e fonoaudiológico com os profissionais de saúde de Porto Velho. "O atendimento continuado e multidisciplinar é a chave para a reabilitação completa do portador de fissura labiopalatal", diz Luciana Garcia, coordenadora dos programas humanitários da Operação Sorriso.
Os apoiadores têm papel fundamental
A Operação Sorriso é patrocinada por empresas como Ethicon - J&J, Colgate, Azul Linhas Aéreas, Fundação Aumund, Fundação Citi Esperança, White Martins, entre outras. E conta com o apoio da Marinha do Brasil que enviará uma equipe de médicos e enfermeiros para acompanhar o trabalho da ONG na cidade, além do "navio assistência-hospitalar Sores de Meireles" e duas lanchas rápidas e um helicóptero Esquilo para ajudar no transporte dos pacientes e seus acompanhantes, aos que forem das comunidades distantes de Porto Velho. Veja a lista completa no site
http://www.operacaosorriso.org.br
APPROACH COMUNICAÇÃO INTEGRADATel.: (21) 3461-4616Vanessa Rodrigues (vanessa.rodrigues@approach.com.br) ? R: 155 Julia Costa (julia.costa@approach.com.br) ? R: 152
http://www.approach.com.br
FONTE Operação Sorriso