Releases 14/06/2016 - 12:19

Organização internacional Visão Mundial se manifesta e lança vídeo em homenagem ao menino Ítalo


São Paulo, SP--(DINO - 14 jun, 2016) - A Visão Mundial - maior organização não governamental humanitária do mundo e que dedica seus esforços e recursos na busca do bem-estar de crianças, adolescentes e jovens que vivem nas comunidades mais pobres de nosso país e no combate às causas da pobreza - apresentou, neste fim de semana em suas redes sociais, seu posicionamento referente ao menino Ítalo, 10 anos, morto após furto de carro na Vila Andrade (zona sul da cidade de São Paulo), no dia 2 de junho.

Com um vídeo de pouco mais de um minuto e uma nota explicativa, a organização lamenta profundamente o ocorrido, questiona a violência contra as crianças e informa que, junto ao CONDEP e à Comissão de Direitos Humano da ALESP, estabeleceu um grupo de trabalho para apoiar as famílias vítimas dessa violência. De imediato, a Visão Mundial busca a nomeação de um defensor público para acompanhar o caso; garantir a inclusão das famílias nos programas sociais do Governo de São Paulo e do Governo Federal; e providenciar acompanhamento psicológico e pastoral para as famílias.

Ainda especificamente sobre o menino Ítalo, a Visão Mundial está realizando um extenso e delicado trabalho de acompanhamento com sua família, além de manter um canal aberto de diálogo com os órgãos públicos envolvidos.

Para acessar o vídeo: www.youtube.com/watch?v=keL99L-lWHc

Leia a nota na íntegra:

Para nós da Visão Mundial uma criança de 10 anos deve crescer em um ambiente seguro onde possa brincar, estudar e viver uma vida abundante. Nossa luta diária é para que todas as crianças do Brasil estejam protegidas de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão [Artigo 227, Constituição Federal].

A morte do menino Ítalo de 10 anos por um policial é um fato triste para o Brasil. O que deu errado para que Ítalo morresse prematuramente, de maneira trágica, em vez de levar simplesmente uma vida de criança?

Vivemos em uma sociedade que negligencia a proteção de suas crianças e que as deixam largadas à sua própria sorte. Enquanto beijamos nossos filhos para dormir, milhares de crianças dormem nas ruas com frio, medo e sem um beijo afetuoso.

Visão Mundial, CONDEP e a Comissão de Direitos Humano da ALESP estabeleceram um grupo de trabalho para apoiar as famílias vítimas dessa violência. De imediato buscamos a nomeação de um defensor público para acompanhar o caso; garantimos a inclusão das famílias nos programas sociais do Governo de São Paulo e do Governo Federal; providenciamos acompanhamento psicológico e pastoral para as famílias.

Nosso grito é que esse caso não seja mais um no noticiário; que o Estado estabeleça práticas para proteger o cidadão, seja ele rico ou pobre, adulto ou criança, e que garanta o fortalecimento das redes e mecanismos de proteção das crianças e adolescentes.

Temos que mudar o começo, para de fato mudar o final da história de todos os Ítalos.

Facebook: www.facebook.com/visaomundialbrasil
Youtube: www.youtube.com/visaomundial
Instagram: www.instagram.com/visaomundialbr/
Website: http://www.visaomundial.org.br