Releases 01/03/2016 - 19:05

Publicitário da Mullen Lowe aponta o comportamento dos brasileiros ao comprar


São Paulo--(DINO - 01 mar, 2016) - Uma série de pesquisas realizadas nos últimos anos com o objetivo de entender o comportamento do consumidor brasileiro atestam que desejamos apenas o básico para considerar que uma compra tenha sido bem executada, informa José Borghi, da Mullen Lowe. Feitos através da metodologia Loyalty Drivers, a qual é responsável por explicar como fidelizar um cliente, os estudos indicam que, para os brasileiros, situações como pouca fila, disponibilidade no estoque e estacionamento disponível já são o suficiente para conquistar a fidelidade do consumidor.

Em contrapartida, comenta o CEO da Mullen Lowe, José Borghi, quando realizadas em países desenvolvidos, essas pesquisas apresentaram resultados bastante distintos. Em lugares como os Estados Unidos e a Inglaterra, os consumidores exigem mais das marcas e empresas para se tornarem clientes regulares, sendo necessário, por exemplo, um atendimento personalizado, tratamentos individuais que demonstrem preocupação com o consumidor e ainda brindes que surpreendam o cliente.

A principal conclusão que podemos chegar ao analisar os resultados dessas pesquisas é que, no Brasil, ainda é difícil encontrar empresas que entreguem aos seus clientes um serviço bem feito e consistente. Problemas como dificuldades logísticas em cidades do interior, falta de infraestrutura e até mesmo o pouco treinamento dos funcionários que lidam diretamente com o público são alguns dos fatores que contribuem para nivelar por baixo a prestação de serviços no país. Desse modo, noticia o publicitário da Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe, as marcas que cumprem com o básico acabam se destacando das demais e fidelizando seus clientes sem maiores esforços.

Todavia, é importante ressaltar que esse resultado não significa que os consumidores brasileiros não saibam dar o devido valor a uma experiência de compra de alta qualidade. Porém, como a maioria dos brasileiros simplesmente não conhecem ou não estão acostumados com um atendimento e uma prestação de serviços mais elaborada, é inevitável que eles acabem se contentando com menos do que deveriam.

Apesar disso, alguns acontecimentos recentes já demonstraram que pautar a estratégia de uma empresa em entregar apenas o básico de forma bem feita aos seus clientes pode ser bastante perigoso, pois caso apareçam novos competidores de baixo custo, se torna muito mais fácil para eles atrair uma fatia considerável dos consumidores das empresas tradicionais, pois estas não oferecem nada que realmente conquiste a fidelidade de sua clientela, comenta o CEO da Mullen Lowe, anteriormente chamada de Borghi Lowe.

Portanto, a grande questão é descobrir como proporcionar uma experiência de compra que consiga surpreender os clientes e ir além do básico bem executado. Para isso, alguns passos essenciais são:

1. Entenda os drivers de fidelidade do se público
Se para os clientes de uma determinada empresa, poucas filas e estacionamento disponível são grandes diferenciais, é essencial focar nesses fatores e aprimorá-los, noticia José Borghi, da Mullen Lowe.

2. Descubra outras necessidades não satisfeitas
Estude a fundo qual é a jornada de compra e de consumo dos seus clientes para conseguir envolvê-los de forma mais eficiente.

3. Mantenha-se sempre fiel aos valores de sua empresa
Evite copiar ferramentas que estejam dando certo em outras empresas, pois isso não significa que elas sejam ideais para todas as marcas.

Website: http://us.mullenlowe.com/