Releases 25/05/2016 - 12:16

José Borghi, da Mullen Lowe, fala sobre estratégias baseadas em dados coletados


São Paulo--(DINO - 25 mai, 2016) - Com os diversos recursos tecnológicos que surgem constantemente, é cada vez mais simples obter todo e qualquer tipo de informação. Destarte, as empresas estão dando muito mais atenção para os dados coletados sobre os seus consumidores no momento de desenvolverem suas estratégias de marketing, já que isso parece ser um excelente caminho para conhecer melhor o público e se aproximar mais dele, gerando engajamento e melhorando a percepção das marcas.

O publicitário da Mullen Lowe destaca que o uso desses dados coletados, que vem crescendo frequentemente, pode representar ganhos significativos, pois permite criar estratégias personalizadas, o que é fundamental para envolver os consumidores com uma marca.

Entretanto, ele ressalta que isso só está sendo possível porque os profissionais de marketing e publicidade estão conseguindo utilizar essas informações de maneira pontual. Ou seja, como o volume de dados obtidos é muito grande, é essencial que aqueles mais relevantes sejam utilizados levando em consideração diversos aspectos de uma companhia, como o seu objetivo e o investimento a ser feito para alcançá-lo, e esses profissionais estão conseguindo fazer isso.

Com isso, eles estão separando aqueles dados que não são importantes e estudando apenas aqueles que podem ser determinantes para o êxito de uma estratégia, comenta o publicitário da antiga Borghi Lowe. Assim, esses profissionais podem definir quais devem ser as informações a serem buscadas no futuro e de que maneira elas devem ser organizadas, o que viabiliza que aquelas consideradas relevantes sejam transformadas em valores para a marca.

Para corroborar toda essa importância do uso de dados coletados, José Borghi cita uma pesquisa realizada recentemente pela Turn, companhia de mídia programática, em parceria com a Forbes Insights, que mostrou que campanhas que utilizam essa estratégia triplicam suas chances de fidelizar o público. O empresário da Mullen Lowe destaca que a pesquisa apontou que 74% dos profissionais da área que foram ouvidos disseram que utilizando os dados coletados conseguem diferenciais em relação aos seus concorrentes, melhorando o engajamento e fidelizando um número maior de consumidores. Por outro lado, menos de um quarto daqueles que não usam essa estratégia afirmaram que obtêm bons resultados.

Todavia, esse processo não é assim tão simples, principalmente porque, diferentemente do que era pensado até alguns anos atrás, os consumidores não estão dispostos a darem seus dados para uma empresa apenas em troca de pequenas vantagens. Isso porque, apesar de o preenchimento de formulários contidos em anúncios na internet realmente oferecer algum desconto ou uma promoção, por exemplo, o público lida de maneira cada vez mais cautelosa com esses anúncios. Isso tanto porque eles geralmente são invasivos e não ganham a atenção, pelo contrário, são rejeitados, como porque as pessoas, mesmo aquelas que já forneceram seus dados para alguma empresa, têm receio de que suas informações seus repassadas a terceiros e utilizadas inadequadamente.

Dessa maneira, o empresário da Mullen Lowe comenta que para obter os dados dos consumidores é fundamental que seja criada uma relação de confiança entre as empresas e eles. Nesse ponto, entra a grande importância das pesquisas mobile, onde de maneira transparente e objetiva, mas sempre dando alguma recompensa valiosa, as empresas pedem que os clientes forneçam suas informações. Com isso, José Borghi ressalta que além de ser possível que as companhias obtenham os dados que são realmente importantes para suas estratégias publicitárias, os clientes fornecem essas informações apenas se estiverem realmente à vontade para fazerem isso, além de terem a liberdade de realizarem esse processo em todo e qualquer lugar e em qualquer momento, o que é uma das grandes vantagens do mobile.

Para concluir, o publicitário da Mullen Lowe destaca que com a pluralidade de gostos e preferências que os consumidores têm atualmente, é essencial que as empresas consigam conhecer amplamente cada um de seus clientes, pois isso evita que as estratégias acabem "servindo" apenas para uma pequena parte deles e desagradando aos outros. Com o uso de dados coletados é possível segmentar e personalizar as campanhas, fazendo com que os consumidores, mesmo aqueles mais dinâmicos, se sintam atraídos por uma campanha. E para conseguir isso, não é necessário nenhum milagre nem grandes investimentos, o fator crucial é saber fazer os questionamentos corretos no momento certo e dando liberdade para que o público responda apenas se quiser e da maneira que desejar.

Website: http://us.mullenlowe.com/