Releases 25/05/2016 - 13:55

Publicitário da Mullen Lowe Brasil noticia sobre marcas que mobilizam pelo bem comum


São Paulo--(DINO - 25 mai, 2016) - Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum as empresas serem desafiadas e saírem de suas zonas de conforto e a interagirem com o seu público de formas novas e mais complexas, que ultrapassam as ações de marketing tradicional, as quais eram focadas apenas no consumo.

Um exemplo marcante desse fato foi a campanha publicitária lançada pela Dove, em 2004, chamada de "Real Beauty", em tradução literal, "Beleza Real". Através dessa ação, a empresa incentivava as mulheres a se aceitarem como são, o que rapidamente se tornou um grande sucesso na época, noticia o CEO da Mullen Lowe Brasil, José Borghi.

Contudo, devido ao sucesso da campanha, a marca acabou sendo surpreendida quando centenas de mulheres que começaram a contactar a empresa em busca de informações sobre como deveriam convencer as suas filhas, irmãs, sobrinhas ou amigas que estavam sofrendo de doenças como anorexia e outros distúrbios similares, devido ao fato de não se aceitarem fisicamente, a procurarem ajuda médica e vencerem a doença.

Nesse caso, o caminho encontrado pela Dove foi firmar uma parceria com a agência Purpose e, a partir de então, desenvolver em conjunto uma ação social que foi chamada de Movimento pela Auto-Estima. O objetivo dessa ação, relata o publicitário da Mullen Lowe Brasil, antiga Borghi Lowe, era promover o diálogo sobre esses distúrbios causados pela grande pressão social que alcança meninas e mulheres de todas as idades, que se sentem condicionadas a seguirem os padrões de beleza impostos pela sociedade.

A marca, através desse exemplo, demonstrou entender o grande potencial que as campanhas publicitárias que falam diretamente com o público possuem, como foi o caso da ação "Beleza Real", a qual causou um impacto até então inimaginável na sociedade, explica o publicitário José Borghi, da Mullen Lowe Brasil.

Esse caso demonstra que a demanda do público por ações de marketing que sejam reais e falem sobre assuntos presentes em seu dia a dia, é cada vez maior. O grande desafio das empresas então passou a ser entender melhor esse fenômeno e conseguir permanecer desenvolvendo campanhas publicitárias que alcancem esse grande apelo popular.

Por ser um tema bastante complexo, não é tão simples desenvolver técnicas e estratégias que consigam provocar tamanha mobilização e engajamento, noticia o CEO da Mullen Lowe Brasil, antiga Borghi Lowe. Contudo, já existem profissionais que estão se especializando no tema, como é o caso de Juliana Faria, criadora do Think Olga, projeto responsável por campanhas como "#meuprimeiroassedio" e "Chega de fiu fiu".

Para as marcas e os profissionais de propaganda e marketing que se interessam pelo tema e desejam se aprofundar no assunto, o principal é não tentar criar um movimento social como esse seguindo os métodos típicos de marketing já conhecidos. O ideal, é saber identificar quais são as oportunidades de mobilização que estão mais vivas na sociedade e trabalhar com elas, noticia José Borghi, da Mullen Lowe Brasil. Para isso, é necessário desenvolver estratégias colaborativas que visam o bem do coletivo, pois esse é, atualmente, o melhor jeito de uma marca ganhar destaque no mercado e se diferenciar de seus concorrentes.


Website: http://us.mullenlowe.com/