Releases 02/02/2016 - 09:33

Embu das Artes recebe projeto Observando os Rios


Embu das Artes - SP--(DINO - 02 fev, 2016) - A Sociedade Ecológica Amigos de Embu ? SEAE trouxe para o município de Embu das Artes, no dia 23.01, o Projeto Observando os Rios, da SOS Mata Atlântica. A atividade, composta por apresentação de palestra e seguida de análise de água, foi realizada em trecho do rio Ribeirão da Ressaca, na região central da cidade e utilizou um kit especial para o diagnóstico, desenvolvido programa Rede das Águas.

Foram ministradas noções básicas sobre as águas da região, sua relação com a represa do Guarapiranga e sua importância para o abastecimento da grande São Paulo e capital. Em seguida, o grupo seguiu para o Ribeirão da Ressaca, onde coletou água e misturou os elementos do kit de análise para a avaliação de 16 parâmetros, como oxigênio, fósforo, PH, odor, etc.

Qualidade aceitável

Após todos os princípios mensurados, o grupo avaliou a qualidade da água como aceitável. No entanto, foi identificada a importância de ações de saneamento básicos para a região, pois as análises de temperatura (20º) e oxigênio (0) indicaram condições que não favorecem a vida de peixes e outros animais.

As altas temperaturas podem ocorrer por dois fatores principais: a decomposição da matéria orgânica (esgoto) e a falta de árvores nas margens, que permite que o sol atinja diretamente a água.

Segundo Angélica Megda, Doutora em Ecotoxicologia, "as condições observadas são características de ambientes com muita matéria orgânica, provavelmente originada de esgotos domésticos. Essas características beneficiam a proliferação de insetos,como o mosquito da dengue, já que acelera o ciclo de vida desses organismos e, por outro lado, diminui a concentração de oxigênio dissolvido na água, deixando péssima as condições para aqueles que precisam de oxigênio para sobreviver", comenta.

Metodologia

O kit possui 16 parâmetros de avaliação, como níveis de oxigênio, fósforo, PH, odor, aspectos visuais, entre outros. Em seguida, a qualidade da água é classificada em até cinco níveis, de acordo com a legislação ambiental: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).

A metodologia do projeto é utilizada pela SOS Mata Atlântica desde 1993 e mais de 20 mil pessoas já foram envolvidas. Várias etapas de análise podem ser efetuadas no mesmo rio, pois o objetivo principal do projeto é formar um monitoramento, reunir e disponibilizar as informações no relatório "Retrato da Qualidade da Água no Brasil", do projeto Observando Rios.

Mutirão de limpeza e recuperação de margem

Ao final, o grupo participou de um mutirão para recolher o lixo no entorno das margens. Foram encontrados papel, papelão e garrafa plástica. Para recuperação das margens do rio, a equipe plantou árvores nativas de Mata Atlântica, doadas pelo Espaço Virada Eco.

A iniciativa do projeto em Embu das Artes faz parte do quadro de responsabilidade socioambiental da SEAE e visa sensibilizar os moradores da região sobre as águas do seu meio ambiente.
Website: http://seaembu.org