(
DINO - 26 jun, 2015) - Todo ano a situação se repete. Chega o período das chuvas e o medo da dengue rodeia a população. De acordo com o Ministério da Saúde, já são mais de 450 mil casos da doença no Brasil. Os dados revelam que houve um acréscimo de 240% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente no estado de São Paulo já foram registrados mais de 250 mil casos no primeiro trimestre. Além de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Acre também apresentam incidência epidêmica da doença. Podendo apresentar sintomas, como por exemplo, febre, dor de cabeça e manchas avermelhadas pela pele, a dengue pode levar à morte. Portanto, é preciso que a população esteja atenta e nos caso de confirmação, procurar o tratamento adequado.
Entre as possibilidades de prevenção e tratamento da dengue está a homeopatia. Com um custo baixo e acessível a um maior número de pessoas, qualquer remédio homeopático tem a função de tornar a pessoa imune à doença quando for indicado de acordo com as suas leis, agirá como preventivo. Na fase aguda e também quem já foi contaminado anteriormente, sua ação é pontual, o que evita seu quadro crônico e a sua reincidência, que é cada vez mais grave, como a dengue hemorrágica.
De acordo com Eliete M M Fagundes, coordenadora do curso tradicional de Formação em Ciência da Homeopatia do Instituto Tecnológico Hahnemann, além de preventivo, o tratamento da dengue com a homeopatia já ameniza os sintomas da doença nas primeiras horas e em poucos dias remove-os. No entanto, ela alerta que, a fórmula não pode ser tomada indefinidamente. A melhora total se dará de três a cinco dias, mas deve-se continuar a tomá-lo por mais dez dias, já que após esse período é aconselhável à suspensão.
A terapeuta homeopata destaca ainda que vários municípios brasileiros já tiveram a comprovação da redução da dengue por intermédio da homeopatia. "O Brasil é um país pioneiro neste campo. As pesquisas são muito incipientes nesta área. A prática homeopática comprova a eficácia, tanto que Cuba exportou este modelo de tratamento e vem tendo muito sucesso", reforça.
Eliete M M Fagundes diz também que com o tratamento homeopático a pessoa pode se tornar imune ao vírus. Além disso, ela avisa que se o organismo estiver fortalecido como um todo, o individuo não contrairá outros tipos de doenças. Porém, é sempre bom lembrar que é preciso procurar um especialista apto a indicar a homeopatia específica para o tratamento, pois cada caso é diferente. A boa notícia é que para qualquer pessoa pode ser um terapeuta homeopata atuando com base em lei federal. Basta fazer a formação profissional e passar a atuar.
Curso de Homeopatia
Para estudar Homeopatia, o Instituto Tecnológico Hahnemann, referência nacional nessa área há mais de 20 anos, realiza o curso tradicional de Formação em Ciência da Homeopatia. As aulas buscam o esclarecimento sobre o assunto e a capacitação de profissionais de todas as áreas do conhecimento.
A atividade pode ser realizada em três formatos: Curso Profissionalizante, Curso de Extensão ou Curso de Especialização Lato sensu. As aulas são realizadas em um fim de semana (sábado ou domingo) por mês, das 8h às 18h. Para cada formato, a carga horária e o valor das parcelas variam dependendo da escolha.
Nas opções, o aluno receberá certificado que é aceito pelos órgãos governamentais e particulares para fins de registro e expedição de alvará de Terapeuta Homeopata.
As aulas acontecem em várias localidades do País como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Informações no
www.homeopatias.com ou pelo telefone 3003-6777 (custo de ligação local em qualquer cidade brasileira).
Lembrando que a Vigilância Sanitária / ANVISA normatiza nacionalmente os receituários das farmácias homeopáticas e as indicações homeopáticas dos Terapeutas Homeopatas, desde que devidamente legalizados, são aceitas para manipulação.
Serviços
No Rio de Janeiro, as aulas são na UFRJ (Avenida Pasteur, 250, fundos, Pavilhão Newton, Campus Urca, Botafogo) e na cidade de Nova Friburgo (Avenida Galdino do Valle Filho, 15, Centro). Já em São Paulo, o curso é realizado na capital paulistana (Avenida Jabaquara, 1.870, Saúde) e nas cidades de Indaiatuba (Rua Edésio José Capoyilla, 185, Jardim Esplanada) e Ribeirão Preto (Rua Américo Brasiliense, 1.639 A, Centro). Em Brasília, os encontros acontecem na Fundação José Paiva Netto (SGAS 915m lote 74B ? Asa Sul). A matrícula e as parcelas variam, dependendo do tipo de curso.