Releases 03/05/2016 - 15:13

CEO da Mullen Lowe Brasil comenta o crescimento do mercado de mobile marketing


São Paulo--(DINO - 03 mai, 2016) - A mobilidade tem revolucionado de maneira bastante significativa a forma como as pessoas se conectam, já que com a facilidade de acessar a internet de qualquer local e momento, aumenta cada vez mais o número de pessoas que fazem alguma atividade on-line através de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. Isso ficou comprovado em alguns dados revelados recentemente que mostraram que os acessos à internet via mobile já superam as conexões por meio dos computadores tradicionais no Brasil. Paralelo a isso está o crescimento do mercado de mobile marketing no país.

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou dados de um levantamento sobre os meios pelos quais os brasileiros se conectam a internet que mostraram que o número de conexões por meio de dispositivos móveis, em especial os smartphones, já é maior que o acesso através de computadores. De maneira mais detalhada, a pesquisa identificou que, em 2014, nos lares brasileiros que tinham acesso à internet, 80,4% das atividades on-line foram feitas através de celulares. Já as conexões por meio de computadores aconteciam em 76,6% dos domicílios, sendo que o tablet, com 21,9%, também já apresenta um número expressivo. Além destes, os acessos por meio de TVs e outros dispositivos representaram 4,9% e 0,9%, respectivamente, reporta José Borghi.

O publicitário da Mullen Lowe Brasil lembra que todas essas informações ratificam a tendência de forte crescimento do mobile marketing no Brasil, já que, ao perceberem a rápida evolução do uso de dispositivos móveis por parte dos brasileiros, as empresas estão investindo de maneira mais ampla em campanhas publicitárias voltadas para esse setor. Segundo o diretor-executivo da MMA (Mobile Marketing Association) para a América Latina, esse mercado passou a ser explorado de maneira bem mais intensa a partir do começo desta década. Fabiano Destri Lobo disse que tanto grandes empresas como algumas de menor porte já estão começando a ter um crescimento considerável em relação ao mobile marketing.

O CEO da Mullen Lowe Brasil destaca que, de acordo com Fabiano Destri, as perspectivas para esse mercado nos próximos anos são bastante animadoras, já que o diretor-executivo comentou que é muito provável que, nos próximos 12 meses, o setor passe por grandes transformações e se fortaleça ainda mais. Ele ressaltou que isso se fundamenta no direcionamento cada vez maior dos investimentos das marcas para o mobile marketing, pois até pouco tempo atrás as verbas publicitárias destinadas a essa mídia em algumas empresas representavam uma pequena porcentagem do que era gasto com marketing. Contudo, atualmente esse investimento já atinge 15%, 30% e, em algumas marcas, chega a representar toda a verba destinada às ações publicitárias.

Outro exemplo que o executivo da Mullen Lowe Brasil, antiga Borghi Lowe, cita é o da Coca-Cola, que também está investindo em mobile marketing. Em um evento realizado recentemente pelo Mobile Marketing Association, a empresa apresentou uma campanha criada para o último Natal que utilizou bastante essa alternativa. José Borghi comenta que, segundo o diretor de marketing interativo da empresa, Tom Daly, o crescimento nos resultados tem como principal responsável o mobile marketing. Um levantamento feito pela Coca-Cola mostrou que a empresa destinou 19% de todo o seu investimento em marketing para o mobile, sendo que este representou 47% das vendas originadas pelas estratégias publicitárias.

Nesse sentido, O publicitário da Mullen Lowe Brasil comenta que, ainda segundo Tom Daly, essa plataforma publicitária tem um custo-benefício barato, já que é viável ter grandes lucros mesmo com investimentos pequenos. Por tudo isso, o executivo da Coca-Cola ressaltou que o mobile marketing é uma das mídias mais relevantes para o mercado publicitário atualmente, pois é capaz de obter retornos bem mais amplos que as estratégias de marketing mais tradicionais.
Website: http://us.mullenlowe.com/