São Paulo--(
DINO - 18 mai, 2016) - Ao longo dessa trajetória, ele já conquistou diversos prêmios importantes e sua agência é considerada uma das maiores do país. O empresário comenta que decidiu que a publicidade seria o seu caminho ainda quando estava no terceiro ano do colegial e, convidado por sua irmã, assistiu a uma mostra das campanhas vencedoras do Festival de Cannes, onde ele seria premiado diversas vezes no futuro.
Nascido na cidade de Presidente Prudente, o empresário da atual Mullen Lowe Brasil comenta que começou a trabalhar na agência Standart Ogilvy em 1989, após se formar em Publicidade e Propaganda na PUC Campinas. Considerado um excelente redator e um publicitário com muita
capacidade criativa, ele também fez parte de outras agências, como a Talent, DM9/DDB, Léo Burnett e FCB. No entanto, no ano de 2002, em parceria com Erh Ray, o executivo criou a agência BorghiErh, que começou de maneira simples, mas cresceu rapidamente e passou a ter alguns importantes clientes. Com isso, quatro anos após sua criação, a empresa deu mais um importante impulso em sua história ao se unir com a Lowe, agência multinacional.
Desse modo, a empresa seguiu seu ritmo de crescimento e, alguns anos depois, se tornou uma das dez maiores agências de publicidade e propaganda do Brasil. No entanto, sua denominação, que tinha passado a contar também com o nome Lowe quando a união tinha sido firmada com a multinacional, mudou novamente, pois Erh Ray saiu da parceria. Assim, com
José Borghi na presidência, a agência passou a se chamar Borghi Lowe.
No Festival Brasileiro de Publicidade de 2014, a empresa foi vencedora do prêmio de agência do ano, passando a obter o terceiro lugar no ranking dos maiores escritórios de publicidade do Brasil. Além disso, José Borghi, que é considerado um dos vinte publicitários mais influentes do país atualmente, já conquistou diversos prêmios. Entre eles, quatorze leões em Cannes, inclusive um de melhor filme, único conquistado por agências brasileiras na categoria; onze premiações no The New York Festival; dez no The One Show e sete estatuetas London.
Em 2015, a
Borghi Lowe mudou mais uma vez de nome. Isso porque com a união das companhias Lowe e Mullen em todo o mundo, o que exigiu que todas as agências pertencentes à rede se adequassem a nova marca, a empresa passou a se chamar
Mullen Lowe Brasil. Com essa nova alteração, José Borghi tornou-se co-CEO da agência em parceria com André Gomes.
Entre as campanhas que tiveram a marca registrada da criatividade do publicitário da Mullen Lowe Brasil está uma criada para a Parmalat que tinha como protagonistas mamíferos de pelúcia, bichinhos que acabaram fazendo um grande sucesso em todo o país. Também foi ele quem desenvolveu uma peça para a FIAT denominada "Rever Conceitos", que se tornou um jargão repetido por muitas pessoas em todo o Brasil. Uma campanha de muito sucesso feita para a Sazon que tinha a música "É o amor", da dupla Zezé di Camargo e Luciano como trilha, é outro case do empresário que merece ser ressaltado.
Além de todo esse
envolvimento com a publicidade, o executivo da Mullen Lowe Brasil também tem no esporte outra paixão, em especial pelo Triatlo, onde a corrida, o ciclismo e a natação são unificados em uma única modalidade. O publicitário sempre vai ao clube Pinheiros para fazer seus treinamentos visando às competições de Triatlo das quais participa.
Website:
http://us.mullenlowe.com/