Belo Horizonte-MG--(
DINO - 24 set, 2015) - Por Arnaldo Feitosa*
A filosofia "lean" e o conceito de inovação aberta ? "crowdsourcing" ? tornam-se parceiros inseparáveis na busca pela excelência empresarial.
Diante das limitações naturais para se manter um processo contínuo de inovações, surge a oportunidade da união filosofia "lean" (Processo enxutos) com o conceito do "crowdsourcing" (Fontes de conhecimentos originados na Crowd ou multidão).
Aparentemente, existiria um grande obstáculo a ser transposto, visto que, enquanto o conceito Lean privilegia as forças internas da empresa (recurso interno: mão de obra, etc), o outro conceito, o Crowdsourcing se fundamenta nos benefícios oriundos das forças externas (recurso externo: pesquisadores).
Entretanto, este aparente dilema foi solucionado por Henry Chesbrough (2006) em Open Innovation: Researching a New Paradigm. USA: Oxford University Press quando afirmou : "A inovação aberta deve utilizar idéias internas e externas, bem como como caminhos internos e externos para promover a competitividade e o acesso o mercado.".
Para maiores detalhes, sobre os aspectos da filosofia Lean, por favor, visite o site do mais conceituado Instituto de pesquisa sobre o modelo Toyota, o LIB ? Lean Institute Brasil :
http://www.lean.org.br, bem como, por favor assista a palestra do Dr Flavio Picchi no video abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=ooLy3qRuh3M sobre este fantástico modelo.
De acordo com o renomado pesquisador Donald J. Bowersox, a integração externa é essencial para aprimorar o desempenho da cadeia de suprimentos, pois as atividades logísticas não funcionam apenas dentro da organização, mas também entre empresas.
Para que possam obter realmente a vantagem total da integração, as empresas devem romper os limites de propriedade e de estruturas organizacionais tradicionais para coordenarem a cadeia de suprimento inteira à medida que o estoque se move pelo processo de agregação de valor.
Um dos princípios do modelo Toyota ? "respeitar sua rede de parceiros e de fornecedores desafiando-os e ajudando-os a melhorar" ? torna-se o fator chave para o implemento do conceito "crowdsourcing".
Conforme descrito por Jeffrey K. Liker, os princípios do Modelo Toyota consistem em: filosofia de longo prazo; processo certo produzirá resultados certos; acrescentar valor a organização desenvolvendo seu pessoal e parceiros; solução contínua de problemas básicos impulsiona a aprendizagem organizacional.
A geração de vantagem competitiva, vinculada à estratégia organizacional, é primordial para a garantia da sustentabilidade empresarial devendo a empresa estar preparada para tal, tanto interna (Integração Logística Interna), quanto externamente (Parcerias).
A integração interna é insuficiente para que uma empresa se torne competitiva e garanta sua sustentabilidade.
Para que tal fato aconteça, a empresa deve expandir horizontes, visando uma integração externa, formada através de parcerias de longo prazo com fornecedores, clientes e parceiros de negócios.
A integração externa consiste na continuidade do processo de aprimoramento do desempenho da cadeia de suprimentos, bem como da própria melhoria interna, através do feedback entre fornecedores e clientes nela envolvidos.
Jeffrey K. Liker relata sobre a produção enxuta: A Toyota inventou a "produção enxuta" (lean production, também conhecida como "Sistema Toyota de Produção" ou "STP"), que desencadeou uma revolução organizacional mundial em virtualmente todas as indústrias em relação a filosofia e aos métodos de produção e da cadeia de suprimentos da Toyota ao longo da última década.
"No livro de Lean Thinking, James Womack e Daniel Jones definem a produção enxuta como o processo de cinco passos: Definir o valor do cliente, definir o fluxo de valor, fazê-lo "fluir", "puxar" a partir do cliente e lutar pela excelência."
O fato é que, para manter a competitividade, em um mercado com uma forte concorrência, as empresas precisam utilizar as melhores praticas de gestão empresarial, ou seja, os conceitos "lean e crowdsourcing" devem caminhar juntos.
No Brasil ainda existe um longo caminho a ser percorrido, em função da cultura organizacional existente, em muitas empresas dos mais diversos segmentos.
Atualmente, apesar das empresas brasileiras possuírem inúmeros tipos de certificações de qualidade, prevalece um baixo nível de competitividade, bem como a palavra "inovação" é relegada a um segundo plano ou um mero departamento "burocrático".
Soluções, em busca de competitividade, inovação e qualidade total, existem e estão bem próximas das empresas.
Segundo Soraya Gadit, CEO & Founder da Inocrowd: "A parceria "Inocrowd" para inovação aberta está estruturada, com as mais bem conceituadas universidade do mundo, sendo sete principais universidades dos Estados Unidos, cinco universidades na Europa, Ásia, Rússia e Israel, Portugal, Brasil, América do Sul e África. As parcerias com o Linkedin, Centros de Pesquisas e as maiores e mais conceituadas universidade do mundo, transformaram a Inocrowd (
www.inocrowd.com) na maior plataforma de inovação do planeta com acesso a 400 milhões de potenciais "solvers" (Investigadores Solucionadores).".
Segundo Arnaldo Barros Feitosa - Business Development Manager da Inocrowd - a alteração do foco principal, do produto para o cliente, desenvolvida na observação das necessidades deste, consiste em um importante paradigma gerencial, bem como o desenvolvimento de parcerias baseadas no modelo relacional, em que todos ganham.
A proposta da Inocrowd, em suas parcerias, ao redor do mundo, consiste numa relação "ganha-ganha" e na fidelização do cliente.
Fidelizar o cliente, criar valor agregado e valorizar a imagem da empresa traduz na filosofia de atuação da Inocrowd. A gestão de valor agregado consiste no elo entre "inovação aberta" e excelência em gestão (filosofia "lean").
Modelos baseados na cooperação vêm ganhando espaços, apesar da prevalência de um grande desequilíbrio na relação entre cliente, construtor e fornecedor, onde a tomada de decisão ainda é, frequentemente, definida pelo poder de barganha.
Ainda de acordo com Arnaldo Barros Feitosa, mais que teoria, demonstra a urgente necessidade de um novo paradigma da produção, voltado à melhoria da imagem empresarial perante a sociedade, traduzida pelo implemento do conhecimento tendo, por resultado natural, um progresso holístico, proporcionado por seu maior bem, o capital humano.
Para conhecer em detalhes a plataforma Inocrowd para inovação aberta, por avor, visite
www.inocrowd.com.
* Arnaldo Barros Feitosa é Doutorado e Mestrado Internacional em
Gestão Empresarial ISCTE Business School ? Instituto Universitário de Lisboa.
- Licenciatura em Engenharia Civil.
- Possui mais de 20 anos de experiência pratica em Gestão Empresarial, Planejamento Estratégico atuando no Mercado de Energia.
Website:
https://inocrowd.com/Ic_presentation/Home.aspx