São Paulo--(
DINO - 31 mar, 2016) - O Fórum Internacional JDA de Varejo, que aconteceu em São Paulo, contou com a presença de mais de 50 executivos do varejo brasileiro no Hyatt Hotel, em São Paulo. Os principais temas desenvolvidos pelos palestrantes foram a rentabilidade do varejo em supply chain e o uso da tecnologia para melhorar o desempenho. Houveram palestras de cases de sucesso do México e do Chile, além de executivos da JDA Software. O evento ocorreu no dia 23 de fevereiro.
"A nova loja tornou-se o ponto de interação do cliente e hoje tem que ser um lugar de experiência e oportunidade. É ele, o consumidor que está no centro do negócio. Quando ele vai à loja, muitas vezes é apenas para conhecer o produto e não necessariamente comprá-lo", afirmou Slimane Allab, Global PreSales RVP, da JDA Software. O novo consumidor é quem escolhe o que vai comprar, qual o canal que usará e principalmente dia e local da entrega.
Na nova realidade omni-channel, os serviços dentro das lojas são até mais importantes que a própria venda. A tecnologia tem papel importante neste novo momento do comércio mundial. "A JDA tem ferramentas que ajudam a colocar o consumidor no centro da cadeia para que tenha a melhor experiência de compra", completa Oscar Gutierrez, VP da América do Sul, da JDA Software.
Slimane apresentou dados de uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha onde 84% dos consumidores disseram se há atraso em alguma entrega, mesmo que a transportadora seja terceirizada, a marca é quem será impactada negativamente. "Por isso, a necessidade de entregar o que se promete sem
erros e com a pontualidade necessária", conclui Slimane.
Farmacias del Ahorro
O executivo Carlos Jorge González, diretor de tecnologia da Farmacias del Ahorro, líder da indústria farmacêutica no México, apresentou o Case Farmacias Del Ahorro. A empresa possui 1500 lojas, gera 15 mil empregos diretos e está presente em 200 cidades. São atendidas por volta de 700 mil pessoas por dia. Seus serviços incluem a vendas na loja e a domicílio (24 horas por dia e 600 mil entregas por mês), orientação médica gratuita (35 mil consultas básicas por dia com médicos sem custo), cartão fidelidade (40 milhões de clientes) e 700 produtos de marca própria.
Para atender a enorme demanda diária e as metas agressivas de crescimento, a empresa implantou um projeto de supply chain na área tecnológica com foco nas pessoas. Desde a sua implantação houve economia de US$ 100 milhões, isso com a ajuda do WMS da JDA. O projeto utilizou o Vocollect, da Honeywell.
O centro de distribuição que conta com um WMS e trabalha com tecnologia de voz Vocollect impulsa ainda mais os resultados que impactam diretamente na redução quase a zero de erros nos pickings e aumenta a produtividade e a eficácia.
"O projeto visava diminuir os custos por peça distribuída. O foco do projeto sempre foram as pessoas e não a tecnologia, ou seja, ele deveria desenvolver pessoas e não demitilas. A ideia era fazer mais com o mesmo", lembra González.
"Em 2006, o picking de cada trabalhador no centro de distribuição era de 300 peças por hora com uma exatidão de 80%. Hoje cada trabalhador faz um picking de 1500 peças por hora com 99,5% de acerto", diz Gonzáles. Farmacias del Ahorro obteve outros ganhos como: redução do picking por turno de 14 horas para sete horas, 70% menos de reclamação das farmácias por erros de entregas dos pedidos, visibilidade do inventário de 50 para 95%.
Gestão de Categoria e sua rentabilidade
"Visão Estratégica para Gestão de Categoria em Cinco Passos" foi apresentada por Diego Martinez, Category Management da JDA Software. O varejo dos anos 70 até 2000 quase não se modificou, mas com o empoderamento dos clientes através da web, trouxe modificações importantes.
"O cliente está no centro dos desafios que atualmente enfrenta a cadeia de suprimentos", afirma Diego Martinez. Hoje o objetivo de gerar um mix de produtos é poder brindar um catálogo que satisfaça as necessidades do cliente e impulsione um mix mais rentável de produtos para as lojas, isso se consegue através de planejamento e desenvolvimento das categorias que inclui um estudo do mix, da prateleira no ponto de venda, do preço, da promoção e do abastecimento.
A JDA possui três importantes soluções para a gestão de categoria que são: JDA Space Planning, JDA Floor Planning e JDA Assortment Optimization. Segundo pesquisas, 70% das decisões de compra são tomadas na prateleira. "O lojista perde venda quando o consumidor não encontra o que procura na prateleira. A média de produtos que faltam nas prateleiras na área de alimentos é de 8%, com o software da JDA cai para 4%,", diz Diego.
Ripley, varejista líder no Chile
"Excelência em Serviço a Clientes com Utilização de Solução para Reposição de Mercadorias" foi a palestra de Rodrigo Quer Cueto, gerente de reposição de mercadoria da Ripley que conta com 76 lojas de departamentos em três países, Chile, Peru e Colômbia.
O projeto de supply chain consistia na migração deste antigo modelo de reposição baseado em venda passada por prognóstico de demanda, tanto para os pontos de venda como centro de distribuição, pela suite de JDA E3 (AWR e ASR).
Ou seja, antes eram os compradores da Ripley que de acordo com o seu orçamento tomavam decisões de compra e faziam a gestão junto ao fornecedor a reposição por venda nos pontos de venda. Hoje é diferente.
Com o novo modelo, liberouse o comprador da gestão da reposição, passando a um modelo de estimativa de demanda onde o Inventory Management faz a gestão do nível de Inventário de todos os SKU ?s definidos como parte do Mix de produtos, gerando as ordens de compra via a correta parametrização de E3. Isso segundo a estratégia comercial, o tempo de reação do Centro de Distribuição, a realidade do negócio e de cada fornecedor.
"Nosso objetivo foi atingido de nos anteciparmos e entender a demanda, baseado nas necessidades reais dos clientes para uma gestão eficiente de promoções. Hoje se pode observar uma variação de 83% de estoque excessivo dos produtos de armazenamento nos centros de distribuição da Ripley", afirma Quer Cueto.
SOBRE A JDA SOFTWARE
Na JDA, somos uma empresa inovadora. Líderes em soluções que integram planejamento e execução para manufatura, varejo e cadeia de suprimentos omnichannel ponta a ponta, com mais de 4 mil clientes em todo o mundo. Nossas soluções únicas tornam os nossos clientes capazes de fazer melhor, reduzindo custos, aumentando ganhos e melhorando a colaboração para que se possam cumprir as entregas aos seus clientes, sempre.
Using JDA, you can plan to deliver.
Website:
http://www.jda.com