Releases 25/05/2016 - 16:53

Piso tátil Mercur busca proporcionar mais segurança às pessoas


(DINO - 25 mai, 2016) - A Mercur acredita que a acessibilidade, em muitos contextos, tem ligação direta com a autonomia e a liberdade de as pessoas conduzirem de forma independente as atividades do seu dia a dia. Com isso, um dos produtos da empresa é o piso tátil, que busca proporcionar às pessoas com deficiência visual ou baixa visão, condições de segurança e de orientação necessárias para que elas possam se deslocar e efetuar suas tarefas do dia a dia, com maior independência.

A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC) estima que, para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, cerca de 2,34 milhões de pessoas passarão pelo Rio de Janeiro (RJ), sendo 1,7 milhões para os Jogos Olímpicos e 557 mil para os Paralímpicos, entre atletas, delegações e turistas de 206 países.

Diante desse cenário, junto às modificações trazidas pela Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050/2015) e Lei Brasileira da Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência), algumas mudanças contribuem para propiciar ambientes acessíveis, com a possibilidade das pessoas resolverem situações simples do seu cotidiano, como uma ida ao banco, sem qualquer impedimento.

A arquiteta e especialista em acessibilidade e inclusão, Regina Cohen, diz que o piso é obrigatório para todos os espaços. Entretanto, a cobrança maior deve ser em espaços e edificações públicas em todos os níveis (federal, estadual e municipal), como aeroportos, shoppings, terminais de transporte em geral (Rodoviárias, Metrô, Trem, etc.). Existem no mercado opções de pisos táteis que podem ser instalados tanto em áreas externas quanto internas.

Além desses locais, o piso cumpre um papel fundamental no ambiente educacional. "Nas escolas o piso tátil também é muito importante, pois ele possibilita que alunos com deficiência visual se desloquem com segurança e autonomia, como os outros alunos. É a materialização do direito de ir e vir com liberdade", comenta Cristina Fank, terapeuta ocupacional da Mercur.

O piso tátil fabricado pela Mercur é formado por placas de borracha com superfícies que apresentam relevos indicativos, que atendem duas funções: alerta ou direcional. O piso direcional possui linhas longitudinais, em relevo para demarcar a direção e o alerta é formado por uma superfície tipo moeda que indica a mudança de sentido ou obstáculos. É recomendado exclusivamente para uso interno, pois a sua composição não foi desenvolvida para atender instalações em áreas externas as quais estão mais suscetíveis às intempéries.

Para garantir uma instalação e manutenção adequada para o Piso Tátil, a Mercur desenvolveu um vídeo com algumas orientações para auxiliar nesse processo.
Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=Iatt1vr4lS4