São Paulo--(
DINO - 15 mar, 2016) - O perfil do consumidor brasileiro tem se alterado gradativamente. Alguns segmentos empresariais têm se expandido para atender demandas antes pouco cogitadas. Fatores como a expectativa de vida e o número médio de filhos por família, bem como mudanças sociais e econômicas, influenciaram a médio e longo prazos a forma como o consumo ocorre no país. Para o Brasil, que é um país de dimensões continentais, estas mudanças são de interesse de todo o mundo, uma vez que se alteram as relações comerciais e de produção de forma global. Para José Borghi,
co-CEO da Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe, o mercado publicitário é um dos primeiros a perceber as necessidades de comunicação atreladas ao consumo dessa nova população.
Os arranjos familiares mudaram muito ao longo das décadas. Famílias conduzidas apenas pelo pai ou pela mãe, casais homossexuais, casais sem filhos e sem a pretensão de tê-los, tudo isso influencia a forma como o consumo é encarado pelas empresas e modifica o destino que o dinheiro de cada um percorre na sociedade. Algumas pessoas, sobretudo os que não possuem filhos, tendem a investir mais em viagens, por exemplo. Conceber a imagem da tradicional família já não é mais uma regra no mercado publicitário, já que é preciso acolher outros tipos de consumidores, analisa Borghi, da antiga
Borghi Lowe, atual Mullen Lowe.
A diminuição dos filhos por casal, desencadeou o amadurecimento da faixa etária nacional. Produtos para a terceira idade, tais como pacotes de viagem, linhas de créditos, alimentos específicos, foram incorporados com naturalidade ao comércio, a fim de suprir as necessidades dessa crescente parcela da população. O aumento da expectativa de vida proporcionou essa elevação do consumo realizado pelos idosos. Para
José Borghi da Mullen Lowe, este é um acontecimento positivo, já que a qualidade de vida também tem ajudado as pessoas a viverem mais.
E, como já era de se esperar, os avanços da mulher na sociedade, principalmente no mercado de trabalho, proporcionaram independência e um grande, frequente e diversificado estilo de se consumir. Se antes, eram dependentes dos homens, hoje são senhoras do próprio consumo. Há aquisição de produtos e serviços, de primeira necessidade ou secundários. A maior parte das cadeias produtiva e comercial tem a mulher como protagonista das relações de consumo e, por essa razão, são alvos de campanhas publicitárias meticulosas. O investimento na manutenção das marcas voltadas para o público feminino é muito grande analisa Borghi, da
Mullen Lowe.
Outro tipo de cliente que tem tomado para si os holofotes, é o do ramo dos animais de estimação. Algumas pessoas cuidam de seus bichinhos como se fossem filhos e isso tem aumentado exponencialmente a procura por serviços de pet shop. Alguns animais costumam ter regalias que muitos humanos não têm, como massagem e salão de beleza, além de roupinhas caras e bem desenhadas. Tudo cuidadosamente pensado para o bem-estar dos animais. Trata-se de um segmento de mercado com bastante adeptos e com a promessa de crescer a cada ano, analisa o
experiente publicitário e co-CEO da Mullen Lowe, José Borghi.
Website:
http://us.mullenlowe.com/